Aula 12: Evangelho, Educação e Evangelho no Lar

Evangelho e Educação

Quando o Mestre confiou ao mundo a divina mensagem da Boa Nova, a Terra, sme dúvida não se achava desprovida de sólida cultura.

Prosperava a instrução, em todos os lugares, mas a educação demorava-se em lamentável pobreza.

Os cativeiros eram flagelos comuns, a mulher recebia tratamento como os cavalos, os homens eram julgados de acordo com a raça ou posses e podiam ser marcados com ferro quente, pais podiam vender os filhos, crianças fracas eram punidas com a morte, enfermos eram abandonados e muitas outras crueldades eram realizadas.

Com Jesus, entretanto, começava uma era nova para o sentimento.

Condenado ao supremo sacrifício, sem reclamar, e rogando o perdão celeste para aqueles que o vergastavam e feriam, instila no ânimo dos seguidores novas disposições espirituais.

Assim, surge uma nova mentalidade na Terra.

O coração educado aparece, por abençoada luz, nas sombras da vida.

A gentileza e afabilidade passam a reger o campo das boas maneiras.

 

A lição de Jesus

Jesus disse:

O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem afeiçoar a madeira aos seus propósitos, como esperar uma comunidade segura e tranquila sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não nos habituarmos a amar o irmão mais próximo, associado à nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante?

 

O Evangelho no Lar

O Evangelho no Lar deve ser uma prática a ser adotada como regra salutar e higienizadora do ambiente familiar, porquanto é ali, no seio da família que se encontra, como diz Emmanuel, “o cadinho redentor das almas endividadas”.

 

Como fazer

Marcar dia e horário
Escolher um dia e horário da semana e convidar todos aqueles que moram conosco, se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus Mensageiros.

Prece Inicial
Prece simples e espontânea. Podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases.

Leitura do Evangelho de Jesus
Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começar no Capítulo 1 e ir até o Capítulo 28 na Oração Dominical (Pai Nosso), lendo um item ou um pequeno trecho sempre em sequência. Se houver crianças ou adolescentes convidá-los para participar.

Comentários sobre o texto lido:
Refletir sobre a leitura, relendo as frases que mais chamaram atenção.
Devem ser breves e simples, com participação de todos os presentes que quiserem. Evitarmos criticar os comentários das outras pessoas e procurar usar as orientações lidas para NÓS MESMOS.

Vibrações:
Vibrar é emitir e doar sentimentos e pensamentos de amor, tranquilidade, saúde e paz. Vibrar é amar em pensamento!
Vibrar pela fraternidade, paz e equilíbrio de toda a humanidade.
Vibrar pela expansão e vivência da mensagem de Jesus em todos os lares.
Vibrar pelo nosso lar, envolvendo a nossa família em vibrações de amor e harmonia para que haja união e paz entre todos.

Segundos de Silêncio:
Para que cada um possa falar com Deus no silêncio do seu coração, pedindo proteção e amparo para a preocupação de ordem sentimental, material, física ou espiritual que está passando no momento.

Prece de encerramento:
Simples e espontânea, agradecendo a Deus todo o amparo que nos dá e que muita vez nem percebemos. Aqui também podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus, pausadamente, prestando atenção em todas as suas frases.

 

Este é somente um breve resumo da aula. Escute o áudio completo com toda a aula narrada e uma breve explicação minha ao final de cada parte.

Aperte o play abaixo:


Siga nosso canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/5YXdNo4v0wjpZDxuMb5EYd 

Siga o canal no youtube: http://www.youtube.com/c/TatianaPachecoBenites

Leave a Comment

3 × três =